quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ATC - o que é?

O que é um ATC?

Em tudo quanto é blog se fala em ATC, resolvi pesquisar pois já estava me sentindo uma alienígena, então descobri que é tão simples, algo normal, só que com nome diferente e regrinhas!

Artist Trading Card são miniaturas de obras de arte do mesmo tamanho de cartões de beisebol moderno, 2,5 x 3,5 polegadas ou 6,4 x 8,9 cm. É o tamanho perfeito para caber dentro do padrão de cartão de bolsos.

A tradução mais correta do que significa ATC é “artistas trocando cartões”. Mas, na verdade, não são cartões e sim amostra de artes. Embora tenha começado com artistas modernos, especialmente entre pintores, tem tomado conta do mundo do scrap e virado uma verdadeira febre no Brasil.

O objetivo dos ATCs é a coleção e a troca, não tendo fim comercial.



Regras e Convenções do ATC:

A única regra comum a qualquer um que faz o ATC é a rigorosa observação do seu tamanho: 6,4 x 8,9 mm.

A esta regra são acrescentadas algumas convenções:


1. O ATC não deve ser vendido, apenas trocado. Toda a essência dessas pequenas obras de arte é o encontro de artistas (por correspondência ou online, se necessário) e a troca das obras.


2. Na parte de trás de cada ATC o artista escreve parte ou a totalidade (preferencialmente) das seguintes informações: nome, informações para contato, título da ATC e número – caso ele tenha sido feito em série ou em uma mesma edição (08/01, 08/02 …).


Por definição ATCs são feitas em números limitados, muitas vezes, não mais que de um tipo. ATCs únicos são chamados originais; conjuntos de ATCs idênticos são chamados de edições e são numerados; conjuntos de ATCs são baseados em um tema, mas que são diferentes são chamadas de série. Não se deixe intimidar pelo conceito de pequeno ou edições originais. O que a maioria de coletores querem realmente são os cartões que foram feitas com cuidado.


3. Devem ser resistentes o suficiente para sobreviver em correspondências e com uma espessura razoável (a menos que você queira especificamente de outra forma). Envelopes com plástico-bolha são úteis para proteger os cartões em caso de necessidade.


Fonte: Artist Team Club

Esta reportagem foi extraída do blog da Vanessa Paiva:
http://vanessapaiva.com.br/?tag=atc

4 comentários:

  1. Oi...nao estou certa, mas acho que foi vc que encontrei no primeiro dia de feira em SP...na fila??? rsrsrsrs
    Bjosssssss

    ResponderExcluir
  2. You have a beautiful blog here. Thank you for entering in my blog candy contest. Good luck!

    ResponderExcluir
  3. fiquei feliz em achar seu post...já estava pensando que eu era de outro mundo...kkkk
    Obrigada por compartilhar sua pesquisa sobre atc.
    Obrigada,
    Malu

    ResponderExcluir
  4. Adorei as suas definições! bjs.

    ResponderExcluir